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Quando os pneus radiais são corretamente inflados com os valores de pressão mais baixos, porém ideais, pode-se obter “Eficiências Trativas” mais altas, aumentos nos “Rendimentos Operacionais”, Diminuição do Consumo horário e específico de Combustível e redução do efeito do tráfego na “Compactação do Solo”, conforme pode ser constatado no boletim “Pneus Radiais para tratores: Guia para seleção correta da pressão de inflação”  Lanças e Upadhyaya(1997). 

Ainda segundo este boletim, estudos econômicos realizados nos EUA mostraram que, considerando-se somente as culturas de tomate industrial, arroz e algodão produzidas na Califórnia, a economia de combustível e o ganho em tempo, poderiam chegar a 8,7 milhões de litros de diesel por ano e 60000 horas de trabalho, respectivamente, o que representaria uma economia de quase 2 milhões de dólares por ano. Além disso, o uso de pneus radiais com “baixa pressão” diminui o efeito do galope (“power hop”) que os tratores com tração nas quatro rodas 4x4 e 4x2 TDA podem apresentar quando solicitados com grandes esforços de tração.

Os pneus diagonais têm como principal vantagem o seu menor custo de aquisição e a possibilidade de recauchutagem a baixos custos. Porém, em termos operacionais apresenta um problema crucial que é a necessidade de inflação com pressões relativamente altas 100 a 200 kPa (14 a 28 psi), que produzem uma redução na área de contato do pneu com o solo, resultando em menor tração útil e maior compactação do. A necessidade de maiores pressões está relacionada com os flancos do pneu (região de flexão do pneu) que sofrem desgastes e avarias quando submetidos a grandes deformações, impostas pela baixa pressão. Existem diversas formas construtivas das bandas de rodagem para pneus agrícolas de tração, com garras projetadas para serviços pesados (garras profundas e reforçadas), serviços usuais (garras “standard”) e serviços leves (garras rasas ou moderadas).

Partes constituintes de
um Pneu Diagonal

 Com relação aos pneus radiais, seu maior problema é o seu alto preço, porém, sua utilização minimiza os efeitos negativos das pressões exercidas no solo, possui maiores áreas de contato pneu/solo, sendo uma importante contribuição para diminuir a compactação do solo.
Os pneus radiais apresentam características construtivas que permitem diminuir a pressão de inflação dos pneus de 41,4 a 96,5 kPa (6 a 12 psi), o que contribui para minimizar a compactação dos solos agrícolas.

Partes constituintes
de um pneu radial

Partes constituintes
de um pneu radial

 Os pneus de baixa pressão e alta flutuação (BPAF) apresentam grandes áreas de contato com o solo, devido à grande largura da sua seção, o alto volume de ar, a constituição das carcaças e flancos com maior flexibilidade e, principalmente, a possibilidade de utilizar pressões de inflação muito baixas (40 a 50 kPa, ou seja, 6 a 7 psi).

Forma construtiva do pneu
de baixa pressão e alta
flutuação -  BPAF

Porém, como comentado anteriormente, o grande problema da utilização desses pneus é, também, o seu preço e, atu

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Anderson
13/01/2012 - 16:53
Olß Leonardo,
Excelente artigo.
Onde posso encontrar esse
boletim ôPneus Radiais para tratores: Guia para seleþÒo correta da pressÒo de inflaþÒoö Lanþas e Upadhyaya(1997). ?

grato,
Anderson
amigliatti@yahoo.com.br

erika Camila
19/11/2020 - 17:28
adorei muito explicativo

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2 comentários

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